As Suculentas são planta ideias para se ter em casa, principalmente para quem não tem muito tempo, pois são espécies com características de regiões mais seca e desta forma necessitam de menos atenção.

Perfeitas para harmonização e decoração de casas e apartamentos a utilização de suculentas vem crescendo no Brasil, seja em pequenos espaços decorativos até grandes jardins verticais, trazendo muito charme e requinte.

Este tipo de espécie ganha destaque devido à grande adaptabilidade em diferentes ambientes, sejam eles externos ou interno, outra grande vantagem é a versatilidade que as suculentas possuem pois possuem tamanhos, cores e formatos variados permitindo a perfeita harmonização nos ambientes.

suculenta
Google Imagens

Cuidados que devemos ter

A dica mais valiosa no cuidado com as suculentas é a questão referente a quantidade de água e sol que a planta recebe. Por ser uma espécie de natureza desértica o ideal é a utilização de pouca água e a exposição indireta ao sol fará quem que elas durem por mais tempo.

Um outro aspecto importante é a questão relativa a drenagem da água após a rega, por isso é importante ter ao fundo do vaso orifícios de drenagem e criar também uma mistura de terra com areia de construção para facilitar o escoamento da água e por consequência um menor encharque da terra no interior do vaso.

Como regar suas suculentas

Como já bem falamos as suculentas são plantas que não gostam de água em excesso por isso a rega pode variar conforme vários aspectos, são eles: região do país, estação do ano e local onde a planta esta acomodada. Tais fatorem vão determinar a quantidade de água necessária para sobrevivência da planta.

Usa-se por padrão regá-las uma vez por semana ou toda vez que você notar que a terra esta seca, nos períodos mais frios deve-se estender esse tempo entre uma rega e outra. Uma outra forma de saber qual a quantidade de água no solo é através do teste do dedo, que consiste em colocar o dedo na terra (3 cm) se o dedo sair molhado, indica excesso de água; caso o dedo saia seco e sem grãos de terra colados nele é sinal que a terra está muito seca; o ideal é o dedo sair seco com grãos levemente úmidos colados no mesmo.

Qual o vaso ideal

A grande sacada é estar sempre focado no escoamento adequado da água no momento da irrigação e por isso os modelos podem ser vasos, xícaras ou cachepôs, permitindo assim uma grande versatilidade decorativa para as suculentas.

Pode-se adotar também um sistema de drenagem especial através da utilização de pedras sob uma manta de TNT, aumentando ainda mais o poder de escoamento das águas e ainda preservando os nutrientes existentes na terra.

Com estas dicas ficou fácil manter suas suculentas por longos períodos, esperamos que tenham gostado deste artigo.