As orquídeas são perfeitas para harmonização e decoração de espaços internos da casa, como também nos jardins externos. Apresentam um charme e elegância de extremo bom gosto pois suas cores e delicadeza a transformam em uma obra de arte da natureza.
Adotando os cuidados certos e necessários é possível manter a vida de suas orquídeas por muito tempo. Vamos lhe mostrar como pode ser fácil e simples manter a saúde da planta através de procedimentos simples.
Qual o melhor local para a orquídea?
A orquídea é uma planta que adora sol, principalmente do início e final do dia, pois são mais suaves, deve-se evitar a exposição acentuada ao sol em especial no horário da tarde onde os raios solares e ultravioletas são mais danosos.
O ideal é que a planta receba uma exposição solar indireta preservando assim suas pétalas, para isso pode-se utilizar telas, plantas maiores ou ainda o sistema de pergolado.
São nocivos a qualidade de vida da orquídea locais com muita incidência de vento e excessivamente úmidos, pois trata-se de uma planta extremamente delicada então requer todo cuidado e carinho para que se mantenha viva por longos períodos. Outro ponto importante é que ela seja plantada em um local realmente fértil e rico em nutrientes.
Qual o tipo ideal de vaso?
Quando compramos as orquídeas elas normalmente vêm em vasos de plásticos e estes são propícios para acumular umidade, por isso o correto é utilizar o vaso de barro pois é mais poroso permitindo uma melhor ventilação e drenagem após a irrigação.
No momento da compra do vaso fique atenta para a questão do tamanho do vaso, pois se ele for muito pequeno isso irá influenciar na quantidade de terra e adubo a ser disponibilizado para a orquídea, podendo privá-la das quantidades necessárias de nutrientes para seu perfeito desenvolvimento
É importante lembrar que para sua orquídea ficar forte é necessário que o adubo utilizado seja de qualidade e substituído a cada 30 dias, desta forma ela ficará ainda mais saudável e bonita pois os nutrientes fazem com que suas cores fiquem mais ressaltadas.
Quando regar?
Essa é uma das principais dúvidas relativas ao cuidado das Orquídeas, como já explicamos acima a orquídea é uma planta que gosta de sol e por isso devemos ter um cuidado especial no momento de regá-las.
Por isso nos meses mais quentes do ano, no verão, é recomendado regá-las 02 vezes por semana, com uma quantidade de água sem exageros, o suficiente para deixar a terra e adubo úmidos.
Nos meses mais frios ou com temperaturas moderadas o ideal é regá-las apenas 1 vez por semana, como dito acima, sem exagero na quantidade de água.
Uma dica valiosa para saber se a planta está precisando de água ou não é através do seguinte teste:
Coloque o dedo a 3 cm abaixo da superfície da terra se ele sair limpo é sinal que a terra está seca e precisa de mais água; se ele sair molhado e muito sujo de terra é sinal que existe muita quantidade de água na terra; se ele sair seco e com alguns grãos de terra colados nele é sinal que está no ponto desejado para orquídea.
Dicas de Adubação
Como já dito acima, ter um adubo de qualidade vai fazer a total diferença na qualidade e longevidade da orquídea, por isso é recomendado trocar o adubo mensalmente e com isso deixar o solo rico em nutrientes.
Os adubos orgânicos mais comumente utilizados para as orquídeas são o farelo de algodão, farinha de sangue, emulsão de peixe e esterco,ou ainda existem várias opções de adubos industrializados que também apresentam ótimos resultados.
Atenção:
procure fertilizantes que diluam na água ou adubo sólido. Porém tome cuidado para não adubar demais, pois as orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato, fazendo com que a planta adoeça e até mesmo morra.