Como baixar a Carteira de Trabalho pelo Celular

Neste artigo nós vamos lhe explicar o passo a passo de como baixar o aplicativo Carteira de Trabalho no seu celular e também vamos lhe ensinar como se cadastrar e ativar e outras dicas importantes para quem vai usar este aplicativo.

 Com o aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social você terá acesso a todos os registros de sua vida profissional de forma detalhada na palma da sua mão, bem como acesso a todos os seus direitos trabalhistas garantidos por lei.

O DATAPREV e Ministério do Trabalho criaram este aplicativo, em conjunto, com objetivo de facilitar o acesso aos dados e informações referentes à vida profissional de cada usuário permitindo assim maior agilidade e praticidade no que se refere a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Google Imagens: Carteira de Trabalho Digital

Importante lembrar

Cabe salientar a importância de se trabalhar com a carteira de trabalho devidamente assinada e com isso garantir todos os seus direitos em caso de demissões e/ou acidentes, tudo isso baseado na Consolidação das Leis Trabalhistas.

O seguro desemprego, assim como o seguro de acidentes permanentes ou não, é a garantia que o trabalhado tem de continuar recebendo algum tipo de valor mensalmente, mesmo estando sem trabalhar.

Por isso não abra mão dos seus direitos e exija que sua Carteira de Trabalho seja sempre assinada, assim que for efetivado em uma nova empresa, até o período de três meses de experiência devem ser registrados até 5 dias úteis após a admissão.

 Como baixar a Carteira de Trabalho 

Para baixar o App Carteira de Trabalho é muito simples e vou te explicar como fazer tanto para IOS como para Android, basta acessar a Play Store ou Apple Store e buscar pelo app carteira de Trabalho.

 Após baixar o aplicativo entre nele e clique em Cadastrar;

Preencha com muita atenção cada dado solicitado, nome completo (sem abreviações), seu CPF, nome da mãe, CPF, seu estado.

 Após o envio de todas as informações solicitadas os dados serão checados e validados pelo sistema do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e após a aprovação o contribuinte será encaminhado para um questionário a respeito de todo seu histórico de trabalho.

 Documentação Necessária

 Durante o cadastro é necessário ter em mãos a Carteira de Trabalho física como fonte de consulta para responder com exatidão às 05 (cinco) perguntas que serão feitas, cabem salientar que é necessário acertar pelo menos 04 (quatro) questões.

 Caso você não consiga acertar as 04 (quatro) respostas, será necessário esperar por pelo menos 24 horas para tentar um novo acesso, ou ainda você pode entrar em contato por telefone através do número 135.

 Concluída essa fase será gerada uma senha PROVISÓRIA de acesso, a qual deverá ser trocada no momento do primeiro acesso, importante guardar bem essa senha pois ela será necessária toda vez que você acessar o aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social.

 Com este passo a passo tenho certeza que você irá conseguir concluir perfeitamente e sem grandes dificuldades toda a instalação do aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social e ganhar agilidade e praticidade no que se refere a controle de seus registros e garantia de direitos como trabalhador formal.

 Espero que tenha gostado das dicas e em caso de dúvidas ou sugestões mande mensagem para gente através do nosso formulário de contato.